A importancia do Exercício físico na perda de peso

A ideia prevalecente é a de que o exercício físico é imprescindível para a perda de peso, sendo um dos factores mais determinantes para quem procura atingir este objectivo. Mas será mesmo assim? Será que esta variável tem toda essa importância no processo de emagrecimento?

No sentido de responder a esta questão, tivemos em conta os dois principais elementos no que toca à dita perda de peso: reduzir a ingestão de calorias, seguindo uma dieta saudável e adequada à meta a atingir + queimar as calorias ingeridas, adoptando uma rotina de exercícios físicos apropriada.

Confira abaixo as conclusões a que chegámos após um processo de pesquisa e análise dos dados recolhidos.

EXERCÍCIO FÍSICO VS DIETA

  • Segundo um artigo publicado pela Time Magazine, foi realizado um estudo em que se provou que a dieta tem um papel mais determinante do que o exercício físico no que se refere à perda de peso;
  • A pesquisa comparou dois grupos de indivíduos: um apenas fazia uma dieta que restringia o consumo de calorias, o outro acrescentava a isso exercício físico moderado a intenso. O resultado? A perda de peso total dos dois grupos foi praticamente idêntica.
  • Apesar de o resultado mais evidente do referido estudo ter sido o apresentado acima, com o tempo surgiram dados igualmente ou ainda mais importantes: integrando o exercício físico no necessário controlo alimentar, conseguiram evitar-se as habituais recaídas e consequente aumento de peso;
  • Assim, a ideia suportada por este e vários outros estudos é que as pessoas que combinam uma dieta nutricional adequada com uma actividade física de moderada a intensa têm mais sucesso no que toca a emagrecer e a manterem-se motivadas.

RAZÕES PARA O SUCESSO DO EXERCÍCIO

  • Pensa-se que esta motivação para a perda e manutenção de peso se baseia no facto de o exercício estimular a libertação de endorfinas, a chamada hormona do prazer, no cérebro. O resultado é que os praticantes se sentem melhor, mais calmos, alegres e relaxados.
  • Por outro lado, contrariamente ao que se possa pensar, as pessoas que praticam exercício físico ingerem menor quantidade de comida. Ainda que possa ser mais complexo do que isto, sabe-se que o exercício regular estimula uma alteração das hormonas que são responsáveis pela regulação da ingestão de alimentos, reduzindo a ânsia ou desejo pelos mesmos.

CONCLUSÕES

  • Adoptar uma dieta rápida e restritiva por si só pode fazê-lo alcançar o peso desejado, mas também pode causar problemas à sua saúde, levando sobretudo à perda de água e nutrientes importantes, bem como a uma alteração do seu ritmo metabólico, essencial à perda de peso;
  • Para emagrecer de forma saudável, garantindo que o seu corpo conserva a massa muscular magra e se mantém tonificado e em boa forma, é determinante que associe a uma dieta saudável e equilibrada a prática regular de exercício físico

Resumidamente, para assegurar uma perda de peso eficaz e duradoura, o segredo passa por alterar ou ajustar o seu estilo de vida, adoptando uma dieta saudável e e a prática de exercício físico regular. Sim, porque o desporto é mesmo essencial a todo este processo, nomeadamente no que se refere a manter o peso ideal, uma vez que o atinja. Boa sorte, boa dieta e bons treinos!

https://cafe-marita.net/

 

Deixe uma resposta